CUIDADOS E PRECAUÇÕES
1) Verificar o roteiro com muito cuidado, os mapas rodoviários do site Quatro Rodas são bem confiáveis e fornecem informações sobre a pista (dupla ou não) se são pedagiadas (de preferência escolha a pedagiada), as distâncias a serem percorridas para que você programe suas paradas para descanso, abastecimentos e pernoites.
2) Previsão do tempo, verificar o clima de onde você vai
sair e dos lugares para onde vai assim você poderá se preparar melhor para o
que vai enfrentar durante a viagem.
3) A moto deve passar por uma revisão em um mecânico de
confiança ou uma concessionaria se preferir.
4) Leve em sua bagagem todas as lâmpadas e fusíveis da moto,
pois qualquer lâmpada ou fusível queimado é motivo para uma série de problemas
como, multas, acidentes, etc.. dependendo do lugar que você estiver não encontra as peças
originais e aí começam as adaptações, atrasos na viagem e preocupações.
Um tubo de reparador de pneu instantâneo pode ser a
salvação, ele enche até quatro vezes o pneu furado e permite que você chegue
até um posto de combustível ou outro local movimentado, pois ficar parado em
meio que seria muito perigoso. Você também pode optar por uma vacina nos pneus antes
de efetuar uma viagem se preferir.
Graxa para correia, e um filtro de óleo principalmente se a
sua moto for importada.
5) Equipamentos do piloto: Para usar por baixo do
equipamento de segurança uma "segunda pele" da CURTLO, é um bom
revestimento térmico, mantém o corpo seco, pois ela expele o suor para o lado
de fora e quando você parar a noite, é só passar debaixo da torneira usar
sabonete mesmo, enxágue e em pouco tempo esta seca.
Capacete, buscar uma marca confiável ou se você já tem o seu
verifique a validade e as faixas refletivas, um detalhe importante, em
acidentes 65% dos casos o capacete não estava devidamente preso à cabeça do
piloto e saiu fora com o impacto causando danos irreparáveis no motociclista,
portanto prestar atenção a este detalhe pode salvar sua vida. Roupas de chuva,
ao verificar o tempo fechando e carros vindo sentido contrário molhados, assim você
pode estar parando e vestir sua roupa de chuva antes de começar a chover.
Botas próprias para motociclismo com proteções são
imprescindível, jaqueta de cordura com proteções, calças em cordura também com
proteções, luvas apropriadas de acordo com o clima, levar duas ou três
balaclavas também devido ao suor e trocando a cada meio dia evita o mau cheiro
no capacete.
6) Bagagem: Se puder evite levar mochila nas costas, ela
escorrega e pode desequilibrar nas curvas causando um acidente.
Preferencialmente um baú ou bolsa de rabeta e dependendo da necessidade alforjes também
resolvem bem o problema. Prenda bem os alforjes e não exagere no excesso de
peso a perder parte da bagagem na estrada.
Alimentação: Para evitar problemas gástricos com alguma
comida estragada, e para manter as energias e o corpo hidratado leve barrinhas
de cereal de sabores variados, e água mineral ou isotônica se preferir em uma
bolsa térmica.
Se a cada duas horas você comer uma ou duas barrinhas e
tomar um isotônico ou água mineral, pode até ficar sem almoçar, não ficando com
aquele peso no corpo; e bem mais tranquilo, aproveite as paradas para usuários
de pedágio, sempre tem café, banheiros limpos e é sempre mais seguro.
Leve também o
telefone de um reboque ou guincho da sua cidade que você conheça se não possuir
seguro em sua motocicleta, por mais que você esteja longe, em caso de pane,
ligue para ele, pois eles conhecem outros guinchos de todo o Brasil e podem te
ajudar com um reboque.
Identificação do piloto: Imprima e plastifique dois cartões,
um para colar na moto em lugar bem visível e outro para levar no bolso da
jaqueta, com todos os seus dados, telefones para emergência, tipo sanguíneo
medicamentos de uso continuo que você possa usar, alguma doença, como por exemplo,
se você é diabético, se usa insulina etc.. Em caso de acidente o socorro com
estas informações saberá como agir, ponha também no seu celular o primeiro nome
da agenda A EMERGÊNCIA, pois os socorristas procuram no celular para quem ligar
nestes casos.
A VIAGEM
Na saída ao abastecer, lembre-se de calibrar os pneus,
verifique no seu mapa de percurso já prevendo qual será o seu destino para
pouso, distância e tempo de percurso contando com uma parada em lugar seguro a cada
hora aproximadamente para alongar, banheiro etc.,
Se você esta em via pedagiada grave o fone do S.O.S estrada,
se não conhece o caminho vá com cuidado, de preferência pergunte em um posto de
pedágio ou Policia Rodoviária se a estrada é muito dobrada, se há serras e
outros perigos.
A cada 500 km lubrifique bem a correia evitando desgaste
elevado, verifique níveis de óleo, líquido de arrefecimento e calibragem dos
pneus.
Verificar sempre o roteiro para chegar ainda de dia na
cidade que vai pernoitar, se não tiver reservado o Hotel, os taxistas são
geralmente ótimos informantes de Pousadas e Hotéis bons e com preços
compatíveis.
Não deixe o tanque ficar quase vazio para abastecer,
abasteça com mais de ¼ de tanque, isso permite que você escolha o posto e não
fique parado na estrada. Só abasteça em postos de bandeiras conhecidas, como
Petrobrás, Esso, Shell etc., um combustível adulterado pode acabar com a sua
viagem.
Suas Paradas: Escolha sempre em lugar movimentado e seguro,
evite parar no acostamento longe de tudo, você pode correr o risco de ser
assaltado.
Durante a viagem estabeleça uma velocidade cruzeiro dentro
do permitido por lei, mantenha boa distância de quem vem atrás e de quem vai à
sua frente assim você viaja menos tenso e no final do dia faz muita diferença.
Motocicleta com garupa e sem bagagem te acompanhando?
Pare no primeiro posto de gasolina ou rodoviário, dê um
tempo depois prossiga.
Pássaros e outros pequenos animais à beira da pista são
perigosos, se avistar diminua a velocidade e tenha cuidado.
Para efetuar ultrapassagens, não encoste muito nos veículos
a sua frente, pois se tiver um buraco no meio da pista o carro desvia e acaba
sobrando pra você, se não causar uma queda, pode cortar um pneu, entortar roda,
etc. de a seta e saia para a outra pista a uns cinquenta metros pelo menos de
distância do veículo à frente.
Com motos que não alcançam muita velocidade tenha cuidado ao
ultrapassar caminhões e ônibus antes de decidas você pode levar um susto com enorme
veiculo colado em você.
Nas paradas tanto na estrada quanto na cidade, mantenha a
moto sempre a vista, não a abandone, existe curiosos e DESCUIDISTAS. Peça para
alguém do local, que você já tenha conversado dar uma olhadinha na máquina
enquanto você vai ao banheiro.
Com esses cuidados, disposição, paixão por duas rodas, faça
uma excelente viagem, aproveite curta muito a paisagem, os novos lugares que
vai conhecer, sempre com Deus no coração e respeitando as leis de trânsito.
Tenha uma boa viagem!
(11) 5061 8848
Nextel: 55*30*68534
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