COMO ENFRENTAR O INVERNO EM CIMA DE UMA MOTO!
O mais importante
nesta época do ano‚ é não descuidar da saúde, já que a baixa temperatura
favorece o surgimento de complicações nas vias respiratórias. A forma mais
eficiente de contornar esta situação‚ se encher de agasalhos, literalmente, dos
pés a cabeça.
Quando se pensa que
meias grossas, calças de brim, camisa, blusa de lã, casaco de couro, luvas,
botas e capacete fechado são suficientes para encarar os 10 graus de fora, bom
lembrar que o frio traz consigo um elemento traiçoeiro, capaz de pegar a gente
de surpresa: o vento. Quando se está rodando com a moto com temperatura
ambiente de 10øc, por exemplo, o vento forte e gelado de certas regiões d
a impressão de que a temperatura está por volta de 5 graus, ou até‚
menos, mesmo com o céu azul e o sol brilhando. Ai dá uma vontade de parar
a moto e ficar “lagarteando” sob o sol.
Por isso ‚ interessante ter em mãos, ou no
guarda-roupa, alguns reforços para se proteger melhor. Pense que a melhor forma
de enfrentar o frio ‚ manter o calor do corpo. A sensassão de frio aumenta
quando perdemos calor. Um truque simples ‚ usar uma malha por baixo da calça,
como aquelas ceroulas dos nossos avós. Atualmente existem malhas específicas
para escaladores feitas de material sintético que mantém o calor do corpo. Também
pode ser usada a segunda pele na parte de cima do corpo. Se quiser ser mais econômico,
em lojas especializadas em meias pode-se adquirir roupas de baixo de lã ou então
de material sintético chamada de “segunda pele” tanto para as pernas quanto o
tronco. A lã ainda é o material que mais ajuda a aquecer o ser humano. Use meia
de lã para proteger os pés.
Para proteger as
partes mais sensíveis ao frio (ouvido, nariz e garganta)‚ recomenda-se o
uso de um capuz de lã fechado, tipo balaclava, que deixa só os olhos de fora. Mas atentenção, essas balaclavas têm como
contra-indicação a dificuldade em circular o ar e embaçar a viseira. Em baixa
velocidade pode ser necessário rio manter a viseira parcialmente aberta.
A jaqueta principal
pode ser de material sintético como nylon, ou gore-tex que podem substituir bem
o couro. Mas, atenção, não exagere na quantidade de roupas para não perder os
movimentos do corpo. A roupa deve proteger e não prender o motociclista.
Outros cuidados que
podem ajudar a enfrentar o inverno são: alimentação rica em gorduras e
“quente”, ou seja, com bastante calorias. Procure respirar pelo nariz, que se encarrega
de aquecer o ar para chegar aos pulmões numa temperatura adequada. Ao respirar
pela boca o ar vai chegar aos pulmões quase na temperatura ambiente. Movimentar
as articulações dos braços e pernas durante uma viagem longa, ajuda a estimular
a circulação, e quando sentir que est. perdendo a sensibilidade das mãos
dê uma paradinha e aquecê-las próximo ao motor da moto. Um truque usado por
motociclistas das regiões mais frias ‚ colocar as luvas em cima do motor,
enquanto tomam um cafezinho, mas cuidado, não v derreter as luvas. Se
sentir cheiro de couro queimado saia correndo!
No plano da
motocicleta, uma boa proteção‚ a carenagem, mesmo porque ainda não inventaram
circulador de ar quente para motos. Mas já existem as maravilhosas
manoplas aquecidas.
Ponchos são
absolutamente proibidos. Não por lei, mas pelo bom senso. Muitas vezes o poncho
enrosca na roda traseira da moto, o que pode provocar até‚ o enforcamento.
Quanto aos cachecóis o risco seria o mesmo. Mas se usar por baixo do casaco não
há perigo. No entanto‚ precisa ficar muito atento, porque se desenrolar
poderá enroscar na roda. A forma mais segura de manter calor no pescoço‚ seria um
lenço, acompanhado da balaclava e tudo protegido por uma gola alta.
Esta quantidade
incomum de agasalhos embaixo do capacete vai embasar a viseira com mais
facilidade. Já existem os produtos anti-embassantes vendido em mercados,
ou, mais rusticamente, pode-se passar lustra-móveis na parte interna da viseira.
Outras preocupações
com a baixa temperatura são:
- Pneus e freios
demoram mais para aquecer, portanto não force a barra nos primeiros quilômetros.
- Luvas muito
grossas podem reduzir a sensibilidade das mãos e dificultar o acesso aos
comandos da moto, inclusive o freio! Portanto, mantenha uma velocidade menor e
maior distância para os outros veículos.
- Os vidros dos
carros também embaçam mais facilmente nesta ‚ época, por isso fique esperto e
sinalize sempre sua posição. Em caso de dívida, buzine!
- Se o frio estiver
insuportável a ponto de causar desconforto, pare e procure abrigo. Sob o frio
intenso o corpo pode entrar em hipotermia e, antes disso, provoca uma forte sonolência,
que é uma defesa do organismo para economizar energia.
- Se você for pego
de surpresa pelo frio durante uma viagem, sem agasalho suficiente, use a fórmula
mais antiga do mundo, forre seu corpo com jornal. Isso mesmo enrole jornal por
baixo da roupa, sobretudo na região do tórax e por dentro dos calçados que
ajudarão a aquecer seu corpo durante a viagem.