quinta-feira, 5 de julho de 2012


COMO ENFRENTAR O INVERNO EM CIMA DE UMA MOTO!

O mais importante nesta época do ano‚ é não descuidar da saúde, já que a baixa temperatura favorece o surgimento de complicações nas vias respiratórias. A forma mais eficiente de contornar esta situação‚ se encher de agasalhos, literalmente, dos pés a cabeça.
Quando se pensa que meias grossas, calças de brim, camisa, blusa de lã, casaco de couro, luvas, botas e capacete fechado são suficientes para encarar os 10 graus de fora, bom lembrar que o frio traz consigo um elemento traiçoeiro, capaz de pegar a gente de surpresa: o vento. Quando se está  rodando com a moto com temperatura ambiente de 10øc, por exemplo, o vento forte e gelado de certas regiões d  a impressão de que a temperatura está  por volta de 5 graus, ou até‚ menos, mesmo com o céu azul e o sol brilhando. Ai dá  uma vontade de parar a moto e ficar “lagarteando” sob o sol.

Por isso ‚ interessante ter em mãos, ou no guarda-roupa, alguns reforços para se proteger melhor. Pense que a melhor forma de enfrentar o frio ‚ manter o calor do corpo. A sensassão de frio aumenta quando perdemos calor. Um truque simples ‚ usar uma malha por baixo da calça, como aquelas ceroulas dos nossos avós. Atualmente existem malhas específicas para escaladores feitas de material sintético que mantém o calor do corpo. Também pode ser usada a segunda pele na parte de cima do corpo. Se quiser ser mais econômico, em lojas especializadas em meias pode-se adquirir roupas de baixo de lã ou então de material sintético chamada de “segunda pele” tanto para as pernas quanto o tronco. A lã ainda é o material que mais ajuda a aquecer o ser humano. Use meia de lã para proteger os pés.
Para proteger as partes mais sensíveis ao frio (ouvido, nariz e garganta)‚ recomenda-se o uso de um capuz de lã fechado, tipo balaclava, que deixa só os olhos de fora.  Mas atentenção, essas balaclavas têm como contra-indicação a dificuldade em circular o ar e embaçar a viseira. Em baixa velocidade pode ser necessário rio manter a viseira parcialmente aberta.
A jaqueta principal pode ser de material sintético como nylon, ou gore-tex que podem substituir bem o couro. Mas, atenção, não exagere na quantidade de roupas para não perder os movimentos do corpo. A roupa deve proteger e não prender o motociclista.
Outros cuidados que podem ajudar a enfrentar o inverno são: alimentação rica em gorduras e “quente”, ou seja, com bastante calorias.  Procure respirar pelo nariz, que se encarrega de aquecer o ar para chegar aos pulmões numa temperatura adequada. Ao respirar pela boca o ar vai chegar aos pulmões quase na temperatura ambiente. Movimentar as articulações dos braços e pernas durante uma viagem longa, ajuda a estimular a circulação, e quando sentir que est.  perdendo a sensibilidade das mãos dê uma paradinha e aquecê-las próximo ao motor da moto. Um truque usado por motociclistas das regiões mais frias ‚ colocar as luvas em cima do motor, enquanto tomam um cafezinho, mas cuidado, não v  derreter as luvas. Se sentir cheiro de couro queimado saia correndo!
No plano da motocicleta, uma boa proteção‚ a carenagem, mesmo porque ainda não inventaram circulador de ar quente para motos. Mas já  existem as maravilhosas manoplas aquecidas.
Ponchos são absolutamente proibidos. Não por lei, mas pelo bom senso. Muitas vezes o poncho enrosca na roda traseira da moto, o que pode provocar até‚ o enforcamento. Quanto aos cachecóis o risco seria o mesmo. Mas se usar por baixo do casaco não há perigo. No entanto‚ precisa ficar muito atento, porque se desenrolar poderá enroscar na roda. A forma mais segura de manter calor no pescoço‚ seria um lenço, acompanhado da balaclava e tudo protegido por uma gola alta.
Esta quantidade incomum de agasalhos embaixo do capacete vai embasar a viseira com mais facilidade. Já  existem os produtos anti-embassantes vendido em mercados, ou, mais rusticamente, pode-se passar lustra-móveis na parte interna da viseira.
Outras preocupações com a baixa temperatura são:
- Pneus e freios demoram mais para aquecer, portanto não force a barra nos primeiros quilômetros.
- Luvas muito grossas podem reduzir a sensibilidade das mãos e dificultar o acesso aos comandos da moto, inclusive o freio! Portanto, mantenha uma velocidade menor e maior distância para os outros veículos.
- Os vidros dos carros também embaçam mais facilmente nesta ‚ época, por isso fique esperto e sinalize sempre sua posição. Em caso de dívida, buzine!
- Se o frio estiver insuportável a ponto de causar desconforto, pare e procure abrigo. Sob o frio intenso o corpo pode entrar em hipotermia e, antes disso, provoca uma forte sonolência, que é uma defesa do organismo para economizar energia.
- Se você for pego de surpresa pelo frio durante uma viagem, sem agasalho suficiente, use a fórmula mais antiga do mundo, forre seu corpo com jornal. Isso mesmo enrole jornal por baixo da roupa, sobretudo na região do tórax e por dentro dos calçados que ajudarão a aquecer seu corpo durante a viagem.