quarta-feira, 28 de março de 2012

NOVA TOURING ESPORTIVA KAWASAKI NINJA ZX-14

Kawasaki do Brasil traz ao país sua representante na categoria das grandes estradeiras


Com o crescimento de nosso mercado motociclístico, o segmento de motos voltadas para o turismo também recebe novidades. A marca nipônica mundialmente conhecida por um de seus sucessos comerciais – a Ninja – também resolveu participar desse filão, trazendo a Kawasaki Concours 14.
Derivada da Superesportiva Kawasaki ZX-14, a Concours é uma moto concebida para longas viagens com o máximo de conforto. Para obter essas características extraídas de um modelo voltado ao puro desempenho, a Kawasaki teve de modificar significativamente o projeto, deixando-o muito mais dócil e comportado.

CORAÇÃO
O propulsor da Concours 14 é um tetracilindrico em linha com refrigeração líquida e 16 válvulas, como o de sua irmã esportiva – mas recebeu tratamento diferenciado no enquadramento do comando, para deixá-la menos agressiva, privilegiando as baixas e médias rotações. A força de mais de 150 cv declarados pelo fabricante traduz-se para pouco mais de 136 cv medidos na roda (vide gráfico), descontadas as perdas de potência provocadas pela transmissão feita por cardã. Mas não é só isso – ainda há um acréscimo pela pressurização do ar na caixa do filtro quando a moto está em velocidade (Ram Air Induction). É mais potência do que o necessário para qualquer situação.
Privilegiando o conforto e economia, a Kawasaki instituiu, no modelo, um modo "Eco" de mapeamento, que, na prática, pode produzir um incremento na distância percorrida de até 25%. Além deste dispositivo, controlado pelo piloto através de botão seletor no punho esquerdo, a Concours conta com sistema passivo para orientar o condutor quando está ou não pilotando de forma econômica. Acende-se um símbolo no painel de cristal líquido indicando a ação, em função da manipulação do acelerador, marcha utilizada e velocidade. 

SUSPENSÃO E CONFORTO
O conjunto das suspensões responsáveis pelo conforto e estabilidade certamente é destaque nesse modelo da Kawasaki. Na frente, garfo telescópico do tipo invertido, de 43 mm, enquanto, na traseira, o amortecedor é único, do tipo Uni-Track a gás. Ambas as suspensões são totalmente reguláveis tanto na pressão das molas quanto nos hidráulicos de amortecimento e retorno. A pressão da mola traseira ainda conta com regulagem remota, de fácil acesso pelo usuário, para poder compensar eventual adição de peso por bagagem e/ou garupa. As ótimas suspensões, aliadas à geometria da moto, permitem que a Concours mantenha uma alma esportiva na condução, diferenciando-se de todas suas concorrentes. Apesar