sexta-feira, 4 de maio de 2012

COMO COMPRAR UM CAPACETE CORRETAMENTE

Atualmente os fabricantes estão sempre inovando na segurança e aparência dos capacetes.

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Determinados fabricantes e comerciantes “recomendam” que os capacetes devem ser substituídos após 5 anos de fabricação, mesmo não tendo sofrido nenhum choque. Isso não é verdade. Eles alegam “fadiga de material” para recomendar a troca. Não sei quanto à durabilidade dos feitos de Plástico Injetado (ABS), Kevlar, Fibra de Carbono, mas se os de fibra de vidro devem ser trocados a cada cinco anos, porque não recomendar também a troca das carrocerias e para-choques de alguns carros atualmente que também são feitos do mesmo material?
Então depois de cinco anos esse material deixa de ser seguro, não seria o caso de se recomendar a troca dos para-choques também.

Foram colhidas informações com uma autoridade de trânsito em nossa cidade, foi constatado que essa recomendação é descabida e não existe nenhuma exigência legal, pois não consta em nenhuma resolução, portaria ou lei. Portanto se alguém alegar que seu capacete “está com a validade vencida”, desafie-o a provar onde está essa exigência.

Alguns fabricantes usam números, outros letras para diferenciar tamanhos. Para saber a medida ideal de seu capacete, proceda da seguinte forma:
Com uma fita métrica na altura de suas sobrancelhas e orelhas meça a circunferência de sua cabeça em centímetros.

Veja abaixo as medidas correspondentes.

55/56 cm NÚMERO 55/56 ou S
57/58 cm NÚMERO 57/58 ou M
59/60 cm NÚMERO 59/60 ou L
61/62 cm NÚMERO 61/62 ou XL

Tente optar por um capacete que fique confortável, mas que não aperte de mais. Com algum tempo de uso alguns capacetes costumam ceder na espuma interna, acomodando no seu rosto.

Um capacete muito largo tende a se movimentar em alta velocidade e podem colocar a sua segurança em risco. Capacetes apertados, com o tempo vão causar dores de cabeça que dificultam a sequencia da viagem.

Se seu capacete está incomodando na testa, por exemplo, localize a posição e pressione fortemente com o polegar a fim de “amassar” um pouco o Isopor, diminuindo a pressão. Pressionar o isopor com a parte externa de uma colher é uma boa alternativa. No caso de estar machucando na orelha, retire a forração até expor o Isopor, com a ajuda de uma faca ou canivete, aumente a área destinada à orelha, dos dois lados, e recoloque a forração.

As orelhas devem ficar livres de qualquer pressão sob o risco de dor intensa após algum tempo de uso. Lembre-se que também usando o capacete, por medida de segurança você deve “ouvir” o que se passa à sua volta.

A higiene é importante no capacete. Dê preferência aos capacetes com forro removível. Lave-o com frequência e também use desodorizadores para uma higiene completa.

ESCOLHENDO E AJUSTANDO O CAPACETE 
Você pode ter um capacete aberto para dar aquela voltinha na cidade, praia, recinto de encontros e atender à lei apresentando o selo do INMETRO. Capacetes abertos são muito utilizados por proprietários de motos custom. Eles oferecem bem menos proteção que os capacetes fechados, são uma questão de escolha.
A Lei permite os capacetes abertos, desde que sejam homologados e utilizados com viseiras ou óculos de proteção.

Quando pegar a estrada, dê preferência a um capacete integral (FECHADO). Se você mesmo sabendo que é menos seguro, optar por um aberto, utilize uma viseira inteiriça, ao invés de óculos. Se a viseira for tipo “cristal” (translúcida), pode-se usar se for necessário um óculos de grau ou de sol por baixo. Preocupe-se bastante com a espessura do material da viseira. Ele deve ser o mais resistente possível. Um besouro, passarinho ou pedra mesmo pequenos a 100 -110 km/h fazem quase o mesmo efeito de um tiro de arma de fogo.
Alguns capacetes abertos, muito usados, não têm o selo do INMETRO, portanto de acordo com a lei, são proibidos e você estará sujeito à multa e apreensão da carteira e sua moto, se o policial for rigoroso e agir como manda o código de trânsito.

O critério de escolha deve ser em primeiro lugar pelo material de fabricação: Kevlar, Fibra de Carbono e Plástico Injetado (ABS) são teoricamente mais resistentes que Fibra de Vidro.
Acreditamos que se comprar um capacete homologado, com selo do INMETRO não seja suficiente. O controle de qualidade é também muito importante.

Leve em consideração o fabricante. Dê preferência ao produto de uma indústria bem conceituada no mercado e que tenha um nome a zelar.
Quando usar o capacete por tempo prolongado, principalmente em dias quentes, coloque uma bandana ou balaclava por baixo. Isso evitará que o suor escorra da testa para os olhos e também que o capacete fique com um odor desagradável. Cuide bem do seu capacete, evitando guardá-lo em lugares úmidos, ou muito quentes e sem ventilação.

VISEIRAS 
As viseiras devem ser mantidas limpas e sem arranhões. A viseira um pouco arranhada que você acha que dá para usar durante o dia, pode tirar sua visão e causar um acidente à noite. É muito desagradável descobrir quando escurecer que você não consegue enxergar nada quando cruza com a luz de um carro em sentido contrário.


O custo da substituição de uma viseira é irrisório considerando-se o prazer de pilotar e o benefício que ela traz à sua segurança.

TESTE A FIVELA / TRAVA DE FECHAMENTO 
Após colocar o capacete e travar a cinta jugular, insira seu dedo entre o pescoço e ela e tente puxá-la para baixo. Se a fivela estiver bem fechada não deve se soltar em hipótese alguma. Uma fivela com defeito ou de material duvidoso pode romper-se em um acidente e o capacete pode sair da sua cabeça.

LIMPEZA 
Para limpar o capacete, utilize uma flanela limpa e sabão neutro. É recomendável mantê-lo sempre encerado, pois em caso de queda, ele deslizará melhor no asfalto, pelo menos em um primeiro momento.

PORQUE OPTAR POR UM CAPACETE  FECHADO  

Estudos encomendados pelas autoridades de transito dos USA, mostram que 35% de todas as pancadas e raspadas, são na área do queixo. Isso significa que se você estiver pilotando com um capacete aberto (sem a “queixeira”.) esteja ciente que sua cabeça terá apenas 65% da proteção que poderia ter.


E pior ainda: se você estiver usando um capacete tipo “coquinho” ou um de modelo “nazista”, você estará tendo somente 39% da proteção que poderia ter. Você estará literalmente “jogando fora” 61% da proteção que teria se estivesse usando um capacete fechado.

A escolha é sua!


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