terça-feira, 12 de junho de 2012


EQUIPAMENTOS DE SEGURANÇA INDISPENSÁVEIS PARA VOCÊ PILOTAR UMA MOTO

Todos os equipamentos de segurança são essenciais para você pilotar uma moto, seja ela esportiva ou urbana e estar protegido caso aconteça algum acidente. Eles irão proteger o piloto, diminuindo riscos de ferimentos mais graves. Esses equipamentos essenciais são: botas, calça, capacete, luvas, macacão, protetor de coluna. O FIM (Federação Internacional de Motociclismo), órgão que regulamenta a prática deste esporte, torna obrigatória a utilização destes equipamentos, exceção feita ao protetor de coluna, cujo uso é fortemente recomendado.

Capacete: Regra básica, o capacete de preferência deve ser fechado e possuir o selo de certificação do Inmetro, onde são exigidas às especificações mínimas em caso de acidente e impacto. Para os pilotos profissionais de pistas são mais indicados os capacetes com casco de fibra de vidro ou carbono, pois ajudam muito a absorver melhor o impacto. Na escolha do capacete existem duas recomendações importantes:
- Fecho com sistema de duplo "D", é mais seguro e em caso de algum acidente reduz o risco do capacete se soltar do piloto.
- Capacetes escamoteáveis onde sua parte frontal da queixeira e viseira abrem não são recomendáveis, pois em um acidente sua parte frontal pode abrir causando grandes danos ao piloto.



Macacão: Protege tronco e membros. Apesar de também serem permitidos os macacões de duas peças, o mais indicado é o de peça única para pilotos profissionais que usam em provas esportivas, pois não existe o risco do zíper que une as duas partes se romper em caso de uma queda e deixar alguma parte do corpo do piloto exposta. Os macacões de couro são os recomendados. Um bom macacão possui proteções para ombros, braços, troncos e pernas; o “cupim”, uma proteção para a parte superior da coluna que também melhora a aerodinâmica; e o raspador para o joelho nas curvas.



Botas: Para os pilotos de motovelocidade possuem características diferentes das usadas nas ruas. A bota é mais rígida e apresenta proteções específicas na região dos tornozelos onde os ossos são mais expostos, para a ponta do pé e para o calcanhar, além de um raspador na parte frontal, para o caso de um toque na pista em uma curva. O formato da bota é feito para envolver o macacão, que é colocado por dentro.

 Luvas: As luvas mais indicadas são as de couro com proteções rígidas para os ossos mais expostos das mãos e punho. Elas devem possuir fechos ou velcros reforçados para evitar que saiam das mãos em uma eventual queda ou acidente. Assim como as botas, as luvas devem envolver o macacão ou jaqueta.



 Protetor de coluna: Previne em caso de acidente, protegendo a região da coluna e que ela não sofra impactos diretos e também restringe o movimento da coluna para trás, reduzindo a possibilidade de lesões graves. Outro produto aconselhável é a segunda pele, roupa que deve ser usada por baixo do macacão e que proporciona mais conforto, pois, apesar de parecer desnecessário, o piloto pode ter sua concentração reduzida em função de algum incômodo durante uma prova.



Estes equipamentos não irão eliminar os riscos de acidentes no esporte, mas reduzem as chances de ferimentos e traumas mais graves. Cada piloto deve escolher os equipamentos que melhor se adaptem ao próprio corpo. Tentamos mostrar aqui equipamentos importantes e necessários que aumentam a segurança para o piloto NA PISTA.